Abordagem Teórica
Terapia Cognitivo-Comportamental
------- Aaron Beack
Desde sua criação na década de 1950 a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) vem reunindo um grande número de estudos controlados e artigos científicos que comprovam a sua eficácia para diferentes quadros clínicos, de maior e menor complexidade. Por ser uma abordagem focada em evidências, sendo possível quantificar seus resultados, atualmente é a mais recomendada pelos psiquiatras.
Aaron Beck, pai da TCC, conceitualizou um relacionamento estreito entre a cognição e o comportamento, para ele não é o evento em si, mas sim a forma como pensamos (processamos internamente) tal evento que determinará nossas emoções e comportamentos em resposta. Partindo desse princípio, o terapeuta de forma colaborativa com o paciente irá atuar na flexibilização cognitiva e na modelação comportamental, substituindo padrões disfuncionais que trazem prejuízos para o paciente, por padrões mais adaptativos.

Psicodrama

------- Jacob Levi Moreno
Embora a abordagem possa ser utilizada com eficácia na terapia individual e em contextos socioeducacionais diversos como, escolas, empresas... é na terapia de grupo que o Psicodrama tem o seu protagonismo.
Seu criador foi Jacob Moreno, que empregou recursos da dramatização, uma espécie de "teatro de improviso" em sua abordagem terapêutica. O Psicodrama procura levar a pessoa a entrar em contato com questões que estejam dificultando sua atuação em situações cotidianas, por falta de espontaneidade e criatividade. Cada sessão permite uma experiência existencial, estimulando respostas criativas e espontâneas para a vida.
Por ser uma abordagem com um vasto referencial teórico, rica em técnicas de investigação e interventivas, essas técnicas e conceitos podem ser empregadas para enriquecer também outras abordagens.